O que é pilates?

Tempo de leitura: 2 minutos

PILATES é um programa de exercícios que pode ser descrito como um método único de condicionamento corporal, combinando fortalecimento muscular e flexibilidade com uma técnica de respiração que trabalha para estabelecer a coordenação entre tronco, cintura escapular e cintura pélvica durante o movimento. Além disso, atua como uma ferramenta para restaurar o equilíbrio do sistema musculoesquelético.

Esta atividade no Brasil  está regulamentada como uma  ferramenta de trabalho de profissionais de Educação Física (Resolução CONFEF n201 2010) e Fisioterapia (Resolução COFFITO n386 2011).

O nome que o criador do método, Joseph Humbertus Pilates, deu a sua criação foi: CONTROLOGIA. O termo PILATES não é uma marca, é um termo genérico, assim como yoga e aeróbica.

Então o que seria Contrologia, segundo seu criador?

     “Não mente ou corpo, mas mente e corpo”.

Para entender essa ideia, Joseph Pilates compara o nosso organismo à uma casa, ou seja: “Uma mente sadia em um corpo doente (equilíbrio de 50%) é igual à uma casa com telhado de cobre, mas fundada na areia movediça. Assim como um corpo saudável com uma mente doente (equilíbrio de 50%) é igual a uma casa com telhado de papel fino e fundada sobre a rocha. Uma mente sadia alojada em um corpo sadio (100%) é como uma casa com telhado de cobre e fundada em rocha sólida”.

Mas o que é o equilíbrio entre corpo e mente?

Para Joseph Pilates:

    “É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos princípios de força de alavanca proporcionados pela compressão dos ossos que compõem a armação óssea do corpo, um completo conhecimento do mecanismo do corpo, e uma compreensão integral dos princípios de equilíbrio e gravidade tal como aplicados aos movimentos do corpo em movimento, em repouso e dormente.”

No livro O RETORNO À VIDA PELA CONTROLOGIA (1945), Joseph Pilates afirma: “A contrologia é a completa coordenação do corpo, da mente e do espírito. Por meio da contrologia, você pode, primeiramente, adquirir completo controle do seu corpo e então, por meio da repetição adequada de seus exercícios, você pode, gradual e progressivamente, atingir a associação do ritmo natural e da coordenação de todas as suas atividades subconscientes.”

Indicando que a contrologia é adquirida pelo treino, até tornar-se subconsciente.

Joseph Pilates afirma que o princípio norteador da contrologia não é um sistema cansativo de exercícios maçantes, chatos e abomináveis. Para ele, a contrologia não é um sistema de exercícios só para inchar os músculos. Segundo Joseph Pilates, a contrologia foi concebida e testada com a ideia de exercitar adequadamente cada músculo de seu corpo, de forma a melhorar a circulação sanguínea, para que esta possa alimentar cada fibra e tecido do seu organismo.

 Ele apresenta ainda como resultado da contrologia:

“Autoconfiança, postura, consciência de ter e poder realizar nossos desejos, com avivado e renovado interesse pela vida”.

2 Comentários

  1. Denise Diniz

    Kaká, estou muito feliz com essa nova fase na sua vida. Suas sementes são da melhor espécie. Que seus frutos sejam doces como você. Um beijo no coração!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *